A cultura empresarial de diferentes países


Pesquisa recente de empresa especializada em RH Thomas Brasil avaliou empresários de diversos países buscando encontrar um perfil de gestão comum a cada nação.

Nos Estados Unidos e Reino Unido, os líderes se focam nos resultados, nos lucros, na competitividade e na capacidade de promover mudanças.

Na Alemanha, o perfil dos gerentes é de foco na qualidade, mas o que é fundamental, é a flexibilidade dos gerentes e pela capacidade de adaptação e de manter altos ritmos de trabalho.

Dinamarca, Malásia e Índia fazem parte de outro perfil. Possuem cultura mais diplomática, tomam mais cautela nos processos decisórios e tendem a ter mais tato com as pessoas, na comunicação, na disposição em ouvir e na previsibilidade de comportamentos.

Dominância: estes indivíduos comandam as reuniões e ditam seu ritmo. Decidem com rapidez, mas são negociadores duros, visam poder, resultados e lucros . São pragmáticos e não sabem lidar bem com falhas.  O brasileiro, de forma geral, está dentro deste perfil com alta intensidade.

Influência: pessoas com alto índice de influência tendem a dominar as conversas e ser o centro das atenções. Usam charme, contato visual e contato físico para se relacionar. Preferem persuadir ou conversar ao invés de confrontar agressivamente ou fazer exigências. Lidam melhor com conceitos e superficialidades do que com fatos e dados concretos. Executivos brasileiros também possuem esta característica, mas de forma menos predominante.

Estabilidade: este tipo de gestor analisa com cuidado procedimentos e demora para aceitar ideias, forçar sua decisão pode deixá-lo inseguro. Ele valoriza relacionamentos organizados e estruturados, pois procura consistência. Só se sente segugo quando percebe que seu interlocutor sabe do que está falando. Falar, convencer e persuadir não são suficientes para ele. Este quesito é raro nos executivos  do Brasil.

Conformidade: Estas pessoas questionam detalhes e gostam de ver tudo por escrito. São rígidas em suas decisões e extremamente detalhistas e lógicas. Este perfil também não é comum entre os brasileiros, no entanto, mais presente que o anterior.

Fonte: Conheça a cultura empresarial de diferentes países, Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Siga-me no Twitter.

Tema Portal WordPress - PortalPress


Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>