Calibragem de cor e monitor


Havia comentado sobre calibragem do monitor no post Série Photoshop | Acabamento, e então, pra cumprir com a promessa:

Quem é que não se viu frente ao problema: a imagem do monitor não tem nada a ver com a impressa.

Embora esse seja um grande problema para quem trabalha com impresso, para digitais (web) não é, e poucos profissionais o fazem para estar sempre mais próximo possível das cores exatas, que são definidas pelo ICC (International Color Consortium) quem criou o sistema de gerenciamento de cores que independente de qualquer marca ou fabricante. Mas, não se pode estar muito fora do padrão.

Pelo Mac é o ColorSync, e pelo Windows é o Adobe Gamma.

Qualquer tipo de impressora, scanner e monitor pode ser calibrado, sendo que a precisão das cores será definida pela qualidade dos periféricos. A maioria das impressoras de modelos mais utilizados em DTP permite a calibragem. Os modelos mais utilizados para prova, como Epson e HP, podem ser calibrados desde que utilizem um RIP PostScript. Impressoras que não possuam método de impressão CMYK são um pouco mais difíceis de controlar.

Caracterização do monitor

Monitores são caracterizados utilizando-se um colorímetro, aparelho capaz de medir as características colorimétricas do monitor e criar profiles de cor no sistema operacional, contendo informações sobre a capacidade de cor de cada monitor.

Calibragem da impressora

Impressoras são calibradas utilizando-se um espectrofotômetro. Imprimi-se um um arquivo Tiff com vários quadradinhos de cor, depois o impresso é lido pelo espectrofotômetro e então é gerado um profile de cor da impressora. As impressoras possuem um desvio de cor para ciano, magenta e amarelo (CMY).

Calibragem do scanner

Na calibragem de scanner tiliza-se um IT8, que é uma foto ou cromo, com uma série de quadrados de cor que é lidos pelo scanner. Depois o software de calibragem irá analisar a imagem e gerar o profile de scanner. Posteriormente, o profile será aplicado corrigindo a imagem. A aplicação do profile pode ser feita no Photoshop ou no próprio software do scanner.

Uma das maiores dificuldades na implantação de sistemas que utilizem gerenciamento de cor baseado em perfis ICC (principalmente para nós, simples mortais, que não possuímos nem um colorímetro) é a calibração simples dos monitores e programas.

Calibração simples

  1. Antes de iniciar a calibração, o monitor deve estar ligado por 30 minutos.
  2. No controle de configuração do monitor, acesse “COR” e diminua a temperatura para 5000K (ideal) ou 6500K. (Se o seu monitor não possuir esta opção, pule esta etapa).
  3. Vá em PAINEL DE CONTROLE e clique em ADOBE GAMMA (instalado a partir do Photoshop), STEP BY STEP (Wizard).
  4. Nesta etapa o Adobe Gamma irá pedir o profile ICC do seu monitor (exemplo: Sony_D50.ICC).
  5. Nesta outra etapa você vai ajustar o Brilho e Contraste. O Contraste deixe no máximo. Agora vá ajustando o Brilho até que o quadrado cinza dentro do quadrado Preto no Adobe Gamma fique quase preto (QUASE, não preto!).
  6. Agora especifique o PHOSPHORS do seu monitor: Sony usa Trinitron. Em outros modelos utilizo SMPTE-C.
  7. Habilite a opção VIEW SINGLE GAMMA ONLY. Olhando de um modo desfocado a uma distância de 50cm. mova o cursor abaixo da janela Gamma até que o quadrado central fique no mesmo tom da borda com risquinhos. Agora na opção GAMMA selecione a opção de acordo com o seu sistema operacional.
  8. Em HARDWARE WHITE POINT escolha a temperatura de 5000K. Se 5000K ficar muito amarelado, suba para 6500K.
  9. EM ADJUSTED WHITE POINT selecione a mesma temperatura da opção anterior.
  10. Agora o Adobe Gamma permite que você faça uma comparação com as configurações anteriores e a que você acabou de configurar.

Nesta última etapa, o Adobe Gamma pedirá para salvar o novo profile com as suas configurações. Dê um novo nome ou acrescente a palavra COPY no final do arquivo para diferenciar do arquivo original.

O Adobe Gamma salvou este profile ICC com as suas novas configurações na pasta Windows/System/Color do seu sistema operacional, e irá activá-lo toda vez que você inicia o computador.

Configurando menu Color Settings

A conversão para CMYK é definida pela configuração da opção Color Settings do menu EDIT no Photoshop.

RGB

Define o espaço de cor RGB. Exemplo: AdobeRGB. Existem vários outros padrões possíveis como sRGB, AppleRGB, ColorMatch etc. O importante é que todas as máquinas tenham a mesma configuração para garantir que as imagens RGB possuam o mesmo espaço de cor e as mesmas cores.

CMYK

Define o perfil de cor CMYK, responsável pela geração das quatro cores durante a conversão RGB/CMYK. O Photoshop possui alguns perfis CMYK pré estabelecidos, como: Euroscale, SWOP, Eurostandard, etc. É nesta opção que além de escolher o perfil você poderá determinar ganho de ponto, carga máxima de tinta, total de preto, em que tipo de papel (coated/uncoated/newsprint), GCR, etc. Uma boa gráfica poderá te orientar sobre estes parâmetros, e algumas até possuem o seu próprio perfil CMYK para ser fornecido a clientes. O Photoshop permite que você salve mais de um perfil CMYK com diferentes configurações


Gray

Define o ganho de ponto para imagens grayscale.

Spot

Define o ganho de ponto para imagens com cor spot.

Color Management Policies

Deixe as opções em Off para não alterar o perfil da imagem. A opção Ask When Opening deve ficar marcada, pois o Photoshop irá perguntar o que fazer cada vez que o perfil da imagem não for o mesmo definido no programa.

Engine

Especifique o sistema e o método de correspondência de cores utilizados para converter cores entre os espaços de cor. Apesar de existirem inúmeros fabricantes que disponibilizam seus algorítimos de conversão, podemos utilizar o da Adobe.

Intent

Define o tipo de conversão que será feita entre dois espaços de cor. Existem quatro tipos de conversões de espaço de cor: Perceptual, Saturation, Relative Colorimetric e Absolute Colorimetric. A opção mais utilizada é Relative Colorimetric.

Black Point Compensation

Controle o ajuste do ponto preto na conversão de espaços de cor. De acordo com a Adobe, esta opção deve ficar marcada.

Desaturate Monitor Colors by

Esta opção pode ser utilizada para reduzir a saturação do monitor e deve ser regulada baseada em testes visuais. Seria bom deixar desmarcada.

Blend RGB Colors Using Gamma

Deixe desmarcada.

Depois que estas configurações estiverem pronta, salve o perfil. Feche e abra novamente o Photoshop para que ele assuma o novo perfil com as suas configurações. Agora, basta converter as imagens em RGB para CMYK.

O que fazer quando o Photoshop apresenta a mensagem Profile Mismatch?

Muitas vezes a imagem que precisamos tratar já está em CMYK, pois já foi convertida diretamente no escaneamento ou foi gravada neste modo. Quando abrimos uma imagem CMYK no Photoshop, aparece uma mensagem indicando que o perfil original da imagem é diferente do que está definido no Color Settings do Photoshop. Em geral é melhor optar por descartar o perfil “embedded” na imagem para depois utilizar o comando Assign Profile para associar o perfil desejado à imagem. Assim, depois que a imagem for salva, o Photoshop não indicará mais a diferença entre os perfis já que o que foi definido no Color Settings será o mesmo da imagem.

Como associar um perfil à imagem?

Para concluir, o comando Assign Profile permite que possamos associar um perfil à imagem, indicando ao Photoshop e outros programas como devem exibir a imagem. Este comando não altera as cargas de cor da imagem e, além disso, podemos associar outros perfis que não sejam os que estão definidos no Color Settings. Isto permite que, mesmo que o Photoshop esteja configurado com um perfil de Off Set/papel revestido, possamos associar um perfil, por exemplo, de jornal. Desta forma simularemos outras mídias sem alterar as preferências dos programas. As configurações mostradas acima não são únicas e podem ser alteradas de acordo com as necessidades do usuário.

Tema Portal WordPress - PortalPress


2 Responses to “Calibragem de cor e monitor”

  1. Sivaldo

    Ola, gostaria de saber, o que acontece.
    Calibrei o monitor no adobe gamma, tudo certo
    porém toda vez que eu reinicio a maquina volta a configuração anterior. ai eu tenho que fazer todo o processo de novo.
    Se puder me ajudar eu agradeço

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>