Como trocar links entre sites e blogs


A idéia de escrever sobre “Como trocar links entre sites e blogs“, surgiu após eu receber um comentário de um leitor, em “SEO – Search Engine Optimization em imagens“, e me recordar que eu havia recebido outros dois e-mails pedindo referência de como trocar links entre sites e blogs, sem se prejudicar.

Primeiramente, a troca de links entre sites e blogs faz parte de estratégia SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing), e não prejudica nenhuma das partes, ressaltando quando nesta ação não exista técnicas de BlackHat (Chapéu Preto), consideradas anti-éticas pelos motores de busca.

Se você tem um site ou blog e deseja periodicamente divulgar links de parceiros, sem que o Google pense que você esteja fazendo BlackHat, é preciso seguir algumas boas práticas.

Quem trabalha com otimização de sites, conhece termos como AdSense, AdWords, Anchor Text, Bread Crumbs, Clickfraud, Clicktrough, Cloaking, CRM, CTR, Google Bomb, Keyword Cannibalizatin, Landing Page, Link Building, Link Farm, entre muitos outros. A grande preocupação volta-se às táticas consideradas desonestas pelos motores de busca, principalmente pelo Googlebot.

O medo de trocar links se dá ao fato de imaginar que o Google irá pensar que seu site ou blog faz uso de Link Farm (Fazenda de Links), ou então, Landing Page e Link Building exageradamente, que consiste em adquirir o máximo de links em uma única página, a fim de ganhar relevância no Page Rank do Google. Nesse caso, pessoas que os praticam demasiadamente, podem estar sujeitas às penas do Google.

Mas como trocar links entre sites e blogs sem ser penalizado?

Seguir boas maneiras:

  • Usar valor nofollow para a propriedade rel da tag a.
  • Exemplo: [html]História de catanduva[/html]

  • Não ultrapassar o número de 100 páginas que fazem Outbound Link, que são links apontados para páginas que não pertencem ao seu domínio, sendo links externos;
  • Não possibilitar Link Farm, que é a prática de acumular demasiadamente links em uma página com tal finalidade, na proposta de aumentar o seu Page Rank, tática de Spammears;
  • Não aceitar qualquer site ou blog fazer link para você. Selecione seus parceiros e amigos seguindo a lógica da segmentação e qualidade do conteúdo do prospect (próspero parceiro);
  • Usar Link Building para promover todo o site ou blog, e não uma única página

Seguindo esses tópicos, você pode inserir um link para qualquer site ou blog tranquilamente.

Lembrando que amigo não é parceiro e vice-versa. Parceiro é aquele que compra sua idéia, acredita em você, e tem algum tipo de relação profissional. Amigo é aquele que pode não querer fazer link para seu blog, por não ter nenhum comprometimento, enquanto você pode fazer para o blog dele, dependendo de como você o considera. Esse último, pode não ter relacionamento profissional com sua pessoa.

Portanto, saiba selecionar os seus parceiros. Se você pretende linkar alguém, faça por quem realmente considere, alguém que traz algum benefício para sua rede social. Se a pessoa também te considerar, ela vai retribuir, mesmo não tendo a obrigação de o fazer.

Se em “casa de ferreiro o espeto é de pau“, aqui não! Aqui é: casa de ferreiro, espeto de ferro! Essa máxima não faz jus ao blog. Basta olhar na sessão “parceiros” e somar quantos links eu faço, enquanto muitos por aí estão linkando centenas de outros sites e blogs, com grande chance de o sujeito não conhecer nem 20% dos seus “beneficiados”.

Boa troca de link!

Tema Portal WordPress - PortalPress


16 Responses to “Como trocar links entre sites e blogs”

  1. Wryel

    Ah rapaz, esqueci de lhe dar um feedbec sobre este artigo, eu não tive muito tempo para voltar aqui mas enfim lembrei, eu li e apliquei o das imagens no meu site e melhorei a posição de alguams palavras no google, tenho quase certeza que isso foi responsavel, logo mais quando me sobrar tempo vou aplicar mais alguns detalhes e lhe darei o feedbec novamente 😛
     
    obrigado pelas dicas.

    Reply
  2. abaniz

    Bom dia
    Sou novo na net e gostaria de trocar links.
    Como devo começar?
    Como escolher os parceiros?
    Como divulgar?
    Obrigado
    Abaniz

    Reply
  3. thalisvalle

    Abaniz,

    Este artigo já diz como.
    É conquistando visitas.

    Quando voce oferecer parceria de links, você vai tá querendo benefício para o seu negócio online, mas não pode esquecer que o seu parceiro também tem que ter o benefício. Quando você começa, não tem visitante fiel e conteudo de qualidade, por esse motivo, só irá conseguir parceria de sites da mesma qualidade que o seu, no popular, no mesmo naiype.

    Na internet, se conquista, não se compra sucesso.

    Boa sorte!!!

    Reply
  4. Léia Pimenta

    Oi boa noite!
    Muito obrigado pelas dicas, sou nova no ramo e ainda tenho muitas dúvidas, principalmente com esse sites especializados em troca de links.
    É prejudicial filiar-mos a eles?
    Um abraço!

    Reply
  5. thalisvalle

    Sim Leia. É prejudicial.
    Você entra para blacklist e é complicado sair.

    Abraço

    Reply
  6. Wilzen

    Poutz cara, legal seu post, mas gostaria de saber o que vc acha sobre esses sites especializados em troca de links, seria uma boa para quem esta começando a divlgar seu blog? Você recomenda algum? É válido ingressar em algum sites desses? Pergunto isso pelo seguinte; imagine que eu estou iniciando meu blog e ainda não desenvolvi uma relação com a blogosfera, isso significa que não tenho muito tempo para avaliar o perfil de outros blog e ganhar a mesma confiança deles, resultado; a troca de links automatizada não seria uma alternativa considerável? Grato.

    Reply
  7. Antonio Motta

    Toda a troca de url é bem vinda desde que o site que vc irá divulgar não tenha conteudo ilicito ou viruz se não cairá é a visitação de teu próprio site, não deseje para os outros o que vc não quer para vc.

    Reply
  8. Douglas

    Pelo que você escreve, não devemos criar vários links em uma mesma página do blog, apontando para outros sites, é isso?

    Há número exato para linkar páginas do mesmo site, em uma mesma página do blog?

    Reply
  9. maycom barbosa

    otimo post para quem est em busca de um pagerank
    depois deste relato busco otimizar ainda meu blog valeu suas dicas parceiro esta de parabens

    Reply
  10. lendomais

    Gostei do artigo. Estou tentando exaustivamente conseguir pagerank, mas tá difícil. Obrigado pelas dicas!

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>