Fechar ou não fechar? Eis a questão!


noaccess.gif

Fechar ou não fechar o Orkut no Brasil? Enquanto isso, a novela “Ministério Público e Orkut”, continua…

Saiu no Estadão On-line: “Na tarde desta sexta-feira, dia 25, a empresa de buscas Google divulgou uma nota oficial em que afirma não ter planos de descontinuar o site de relacionamentos Orkut no Brasil ou limitar o seu acesso aos usuários brasileiros.”

De quem é a culpa? É da ganância por $doletas do Ministério Público que quer tirar proveito da situação: busca de informações para tentar solucionar um problema social brasileiro e aproveitamento da estatística dos 80% dos usuários brasileiros, no banco de dados do Orkut.

Ministério Público, não quer somente dados sigilosos. Quer 130 milhiões do Google inc.

“Noronha contradisse ainda as afirmações do coordenador do grupo de combate a crimes cibernéticos do MPF-SP, Sérgio Suiama, que disse que as informações cedidas pela Google era limitadas. Suiama comentou que nas comunidades investigadas não foram fornecidos os endereços IP dos usuários, o que permitiria identificar infratores. As alegações do MP não correspondem aos fatos.”

Cadê o Google?

“A Google se defende, afirmando que está colaborando com a justiça brasileira. Nesta sexta-feira, dia 25, a Google Inc. protocolou, junto à s nove Varas da Justiça Federal em São Paulo, o pedido de informações sobre os processos que o Ministério Publico diz ter encaminhado à empresa segundo lista entregue à imprensa no início da semana.”

Disse Noronha, que o Google está disposto a colaborar com as investigações. Só que não de forma categórica para todos os pedidos feitos. Em casos como comunidades de pedofilia, por exemplo, ele afirmou que a cooperação da empresa será imediata, com o bloqueio de comunidades e o fornecimento de dados de usuários.

Mensagem aos usuários brasileiros

O Ministério Público é incompetente ou esperto?

Disse o coordenador da ONG Safernet, responsável por relatório de comunidades que deu início à ação do MP, Thiago Tavares: “Não faria sentido restringir o acesso ao Orkut. Seria o mesmo que colocar o problema embaixo do tapete. Isso aumentaria a sensação de impunidade que tem estimulado os criminosos a achar que o Google é um ambiente seguro para suas ações. Contraventores não estão usando só o Orkut, mas também o Google Groups para montar redes de pedofilia.”

Será que ninguém “sacou”? O Google pode fornecer todos os dados dos usuários (inclusive o IP) que o MP ainda vai achar uma outra desculpa, para tentar “fuder” ainda mais o Google. Ou seja, aqui quem manda é o Ministério…

É por isso que esse Brasil não vai pra frente, jamais! Porque os governantes só pensam nos seus bolsos, e induzem o povo (ignorante e ingênuo) a pensar que eles devem por obrigação, “brigar” com afinco, com o Google. E os usuários do orkut, como ficam? Se fodem! E tomara… se for o caso de deixar o Ministério chupando o dedo…

No Brasil, é assim em todos os setores, e em qualquer situação.

Gostaria muito de saber a opinião dos leitores…

Tema Portal WordPress - PortalPress


27 Responses to “Fechar ou não fechar? Eis a questão!”

  1. João Vagner

    Sabe o que vai rolar? Vamos todos meter uns proxys da vida, ou usar sistemas alternativos como gazzaq, e outros.

    A justiça acha que pode com milhões, não pode, basta ela tentar para ver 😉

    Abraços

    Reply
  2. kadu

    Como não faria sentido o Google restringir o acesso do Brasil ao Orkut? É claro que faria!
    Pouparia a empresa, que tem muitas outras preocupações, destes “detalhes” que a justiça brasileira insiste em querer julgar, agora até o Google Groups está no fogo cruzado. Pelo pouco que sei, a parceria do Google com o Orkut não gera lucro para o Google, não há propagandas, AdSenses ou qualquer outra forma de tirar algum proveito dos “milhões” acessos. Alguém sabe se o Google ganha algo com o Orkut? Nem que seja experiência, estilo Labs. Se não me engano, é somente uma parceria com relação a servidores, com formas bem claras de relação com o usuário na política de privacidade.
    As perguntas são!
    O que o Google Inc. perderia ao restringir o acesso do Brasil ao Orkut? Acredito que nada.
    O que o Google Inc. perderia ao continuar oferecendo o serviço ao Brasil? $130 milhões e tempo.
    Esse lembrete que o Orkut passou a mostrar, para mim, não passa de um pequeno aviso! “Olha meus queridos brasileiros, ou vocês comecem a andar na linha ou vão sofrer as conseqüências”
    Apesar de existirem algumas comunidades sérias que visito no Orkut, para mim não faria falta, existem fóruns tão bons quanto na internet.

    Reply
  3. Tiago Celestino

    Pode cré. No Brasil é o dim dim que influencia em tudo. Acho uma grande palhaçada esses 130 Milhões. Essa grana vai pra onde? Pra ONG Safernet? Q nada, vai pro bolso de muito zé ruela metido a advogado.

    Acho que tem que ter um controle sim em parte, mas pedir grana já é o cúmulo.

    Justiça no Brasil = Palhaçada na certa.

    Reply
  4. Thalis Valle

    Pois é, pessoal. Vejo que vocês não são ignorantes como muitos. É muito bom saber disso…

    Se o Orkut fechar (pra nós), ninguém vai pensar na possibilidade de o Brasil fechar uma porta para o desenvolvimento tecnologico, ou investimentos por parte de empresas gringas, no setor de tecnologia de internet/informática. Esse modelo do MP, é algo como: “não vem não camarada. se você quer lucrar aqui na nossa terra, vai ter que dar uns por fora ou então vai entrar na linha com nossa justiça”. E o povo? Se fode! Porque os governantes semprem enchem seus bolsos e o povo só tende a perder…

    O Brasil está sendo destruído!

    Reply
  5. Valérie

    Ontem mesmo eu discutia este assunto com meu primo que entende muito mais de internet do que eu. O que rolou no nosso papo foi justamente que não adanta fechar o Orkut. Se alguém quer fazer alguma coisa ilícita ou entrar no Orkut , vai conseguir.

    Sou a favor de recadastramento, para acabar com os numerosos fakes, correntes, vírus, e tudo mais. Mas acabar com Orkut? Não precisa.

    Gosto do Orkut, algumas comunidades são muito boas e neste mundo vc encontra que lhe parece. Se vc procura e só acha porcaria no Orkut tem que aprimorar sua busca.

    Concordo com vc Thallis que a guerra é mais política do que moral.

    Reply
  6. João Vagner

    Engana-se redondamente o Governo se acha que empresas como Google, e outras irão parar de investir ou procurar aonde ganahr dinheiro aqui, mercado promissor o nosso, software livres, emfim, aqui a coisa gira um pouco diferente do resto do mundo? Quer saber porque? Por que o Brasileiro na maioria das vezes não se irrita, não briga, não se expõe, então sempre acham que na maioria da vez o povo vai ficar calado. Ele fica, mas até o ponto em que isso vai começar a afetar a vida dele diretamente, pois indiretamente ele nem mexe a bunda da cadeira, pois realmente não tem o que se fazer.

    Reply
  7. thalisvalle

    Eu só quero ver o fim da novela. Mas se o orkut realmente for restrito aos Brasileiros, deveriam eles (Google) colocar uma bela de uma mensagem (dentro da lei) para informarem os usuários menos informados, de que o nosso Brasil tem governantes que fazem de tudo para parecer bons, quando na verdade não sabem é nada!

    Reply
  8. Igor Escobar

    Sinceramente eu prefiro nem opniar por tamanha falta de vergonha que tenho deste pais, é incrivel como eles só pensam em seus proprios bolsos cara.

    Quando parece que o brasil esta começando a tomar um rumo melhor, eles me vem com essa. O Google é um ótimo partido para se estabelecer no brasil, uma empresa de tal porte eles deviam no minimo relevar o tamanho desta empresa e pelo menos “ceder” um pouco para que eles possam ficar, e crescer estruturalmente por aqui tambem.

    Literalmente isso só prova o quão é burro os dirigentes de nosso pais e que a situação do brasil tende a só piorar se continuar desta forma.

    Reply
  9. Ana Paula

    Sabe que eu ainda não parei pra pensar com calma nessa situação toda. No geral também acho um tanto exdrúxulo (é assim que escreve?)! Como se fosse resolver o problema… até parece!

    Reply
  10. evandro

    thalis, parabéns pelo blog. De muito bom conteúdo.

    Voce tem razão, sob o ponto de vista dessa gerra. Espero que tudo se resolva…

    Reply
  11. Emerson Alecrim

    Olá! O Orkut tem lá seus problemas e suas limitações, mesmo assim é uma boa ferramenta de comunicação. É ótimo, por exemplo, ter interesse em um assunto, um produto ou qualquer outra coisa e encontrar gente opinando a respeito no Orkut.

    Como exemplo, quando comprei meu último MP3Player, fiz minha escolha baseada nas avaliações que li em uma comunidade. Além do mais, sempre encontrei gente interessante por lá e sempre divulgo aos meus amigos que foi graças ao Orkut que consegui fazer uma visita técnica ao Metrô de São Paulo, empresa que admiro muito.

    Se colocarmos numa balança os benefícios e os malefícios do Orkut, certamente o primeiro item pesará mais. É só saber usar. A base do Orkut são as pessoas, por isso, considero esse serviço tão culpado por seus problemas quanto São Paulo é por suas disparidades sociais.

    T+!

    Reply
  12. Marcelo Barros

    Nada disso me assusta. É fato dizer que o Brasil tomou conta do Orkut e isso incomoda. É certo dizer que é errado a questão de fatores errôneos estarem em comunidades do orkut mãs, tenha dó! A criminalidade, tráfico, abuso contra crianças vai acabar ou minimizar? Não sou a favor desses atos mas também não sou ? favor do fechamento dessa ferramenta pois, o que acontecerá com boas pessoas que utilizam-no apenas para juntar velhos amigos, discutir sobre vários assuntos e formar grupos de estudos?

    Enfim, acho que o Brasil tem muito mais coisas ? se preocupar, acho que o Ministério Público tem muito mais ? tratar que ficar tomando conta de sites ‘comunitários’. Orkut fez bem ao criar o orkut, não sendo ele culpado pelas pessoas que o visitam e fazem parte dele. Vão me dizer que acabarão por escolhendo a dedo o tipo de pessoa que deve entrar ou não?

    Reply
  13. Eugenio Grigolon

    Meu Deus… com tanta coisa para se preocupar como saúde, educação, corrupção, eles se preocupam com um sistema web, inicialmente “furtado” e sem fins lucrativos. Esse é nosso querido Brasil…

    Alguém aqui se preocupar em ficar sem Orkut? Eu não…

    Reply
  14. Bernard De Luna

    Sempre terá pra onde fugir meu caro Thallis, ou você acha que esse problema é só no Brasil? Só acho que no momento o Oráculo é a bola da vez, por que ninguém nunca pegou o irc por exemplo para pegar o ip e os nomes dos pedofilos, racistas e outras pessoas irregulares para ‘ajudar’ a sociedade.

    A hotmail tem tantos emails irregulares com o mesmo propósito, por que eles não fazem essa busca também? Não é dificil achar sites pedofilos, pq nao ver os emails cadastrados, os que for da hotmail tentar junto a microsoft no caso descobrir os pertencentes a ele e puni-los? Sempre tem como, mas vai fazer?!?!

    Muitos países já tem cameras na rua pra monitorar as ações da sociedade em seu dia a dia, e nós estamos preocupados com a policia ou ministerio ver nossas fichas para procurar pessoas ‘doentes’ e sem carater? Isso não me preocupa.

    O que me preocupa de fato e MUITO, são as pessoas abrirem a porta da sua casa e de sua intimidade pra web. Questão de consciencia, o que na internet está seguro?? me dá 1 exemplo. Voce coloca TODAS suas informações pessoais para o mundo e não quer que caia em domínio público, já era ‘baby’.

    Tudo bem que a utilização é outra e opde ter mil objetivos por trás dessa ‘batida’ no orkut. Mas como diz o poeta “quem deve não teme” ou como disse o barbudo “me diga com quem andas e te direi quem és” … frases que só reforçam o que parece que as pessoas esqueceram a tempo.. Cuidado com o que voce mostra, pois sempre pode ter alguém de olho.

    Pior se fosse para um cunho comercial não acha? E se caso um diaaaaa isso vir a acontecer, basta apertar um botão de ‘cancelar login’ e pronto 🙂

    Reply
  15. Thalis Valle

    Ótimos comentários. Todos vocês colocaram um ponto de vista, interessante: educação, sociedade e incapacidade do governoa pra resolver certas coisas.

    Mas essa guerra do Orkut, não é bem uma incapacidade… É um proveito da situação pra embolsar $… Mas é verdade. Sempre vamos ter outras opções caso venha a seu restrito no Brasil.

    Abraços

    Reply
  16. Romullo Pontes

    Thalis, gostei desse post por que você mostrou outra visão sobre o assunto e acabei concordando com você. Resolver esse problema dos crimes cometidos na rede é muito simples, menos quando passa a envolver mensalões por fora.

    Abraço!

    Reply
  17. junior

    Olá Thallis,
    É minha primeira vez por aqui. Olha só, escrevi sobre o caso tb. rsss
    Eu acho que o usuário do Orkut é um pobre coitado, que usa um sistemas de relacionamento podrão, com um layout toscão e cheio de coisas inúteis. Só o brasileiro gostou disso porque não tem capacidade para usar um multiply, que é muuuuuuito melhor no que diz respeito a recursos e design. E outra coisa, acho que nós brasileiros tinhamos que nos impor mais e mostrar ao google que se ele não investir mais naquela pobre ferramenta, por livre e espontanea vontade, deixariamos de acessar aquela coisa tosca.

    Reply
  18. thalisvalle

    Romulo, pois é! O MP quer um mensalão de 130 milhões.

    junior,

    Ainda não usei muito o Multiply pra poder falar. Na questão do design ele é melhor que o Orkut, porém eu dou mais valor ? funcionalidade do sistema. O Orkut pode ser “tosco” sim quando se fala de design, mas a interface/estrutura de informação dele é muito boa. Hoje, é muito fácil usá-lo. Até uma pessoa leiga pode se guiar por ele. E isso é um fator importante.

    Estou gostado do Syxt. É um Orkut voltado ao negócio/profissão. Lá você não vai achar “mulekada”.

    Abraços

    Reply
  19. kadu

    Como diria o Professor Girafales… tá, tá, tá, tá, tá…
    Será que a “Justiça” não entende que apesar dos fotos e informações serem publicadas aqui do Brasil elas estão armazenadas em um outro país sob pena de outra legislação?! Será tão difícil entender assim?

    Reply
  20. Thalis Valle

    Kadu, gostei dessa: tá tá tá tá tá.

    Tirou no fundo-do-baú! Pra matar a saudade… rs

    Bom, Agora o papo é de mais 50 mil… Putz.

    To pensando em contratar um advogado para botar alguma culpa no Google, por ter feito eu perder tantas horas de minha vida, navegando no orkut. Acho que vou pedir uns 100 mil a eles. Acho que resolve uns 100mil pilas, né? Será que eu ganho a causa? rs

    Reply
  21. kadu

    Procura a 17ª Vara Federal Cível que você ganha! 🙂
    Como eu gostaria de fazer parte do Google Inc! Até imagino como seria a nota estampada na página principal do Orkut daqui a 15 dias.
    “Por motivos legais, o acesso aos serviços do site Orkut.com estão suspensos em todo território brasileiro por tempo interminado. Nós do Google Inc, pedimos desculpas pelo transtorno e informamos que estamos trabalhando para nos adequarmos as legislação brasileira o mais breve possível.”

    Isso seria, no mínimo, engraçado!

    Reply
  22. renan

    alguen pode me ajudar é que quando eu nao consigo entrar no orkut é que diz assim esta pagina contem alguns itens que ñ sao seguros diz sim ou não eu clico no sim dai digito meu endereço do orkut e clico enter e apareçe nessa mesma negocio de novo dai eu clico digito de novo ele vouta de novo algun pode me ajudar

    Reply
  23. Thalis Valle

    Renan,

    O problema está na sua máquina e não o orkut.

    Possíveis causas:

    1. Desatualizações (Browser IE inferior a versão 5.5) ou sistema operacional desatualizado (correçoes etc)

    2. Hora do seu computador desconfigurada;

    Experimenta instalar as correções do browser (pelo menos um IE 6 ou Firefox) e tenta novamente

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>