Lei Eleitoral permitirá blogs, Twitter e YouTube


Inspirados pela campanha do presidente americano Barack Obama, que no ano passado explorou ao máximo recursos oferecidos pela internet, deputados e senadores devem incluir na Lei Eleitoral que regulamentará o uso de blogs, Twitter, YouTube e Orkut.

Nas eleições municipais do ano passado, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitou a campanha apenas ao site oficial do candidato – que deveria ser retirado do ar após as eleições.

Eu me lembro disso, porque eu fiz o Blog político do Marcos Lula, e que não pôde ir ao ar.

Segundo o deputado Flávio Dino (PC do B-MA), que coordena os trabalhos sobre o tema, a ideia é que seja colocado primeiro em votação o uso da rede mundial de computadores nas campanhas. Em outro momento seriam discutidas questões polêmicas como fidelidade partidária e financiamento de campanha. A proposta deve regular o uso de e-mails e redes sociais na internet pelos candidatos, além de determinar as regras para doações por meio eletrônico.

A reforma mínima

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), esperava fazer uma reforma ampla a partir de dois pontos em que considerava ser possível obter consenso: voto em lista e financiamento público. Ao final, restou uma minirrerforma eleitoral.

Alguns pontos

  • Liberação do uso da internet, incluindo Orkut, Twitter, YouTube e blogs;
  • Novas regras para prévias;
  • Nova regulamentação para o fundo partidário;
  • Liberação das doações de campanha por cartão de crédito.

O que isso significa? Reflita.

Tema Portal WordPress - PortalPress


2 Responses to “Lei Eleitoral permitirá blogs, Twitter e YouTube”

  1. Rodrigo Filardi

    Olá Thalis,
    trabalho atualmente em “segundo-plano” alocado em uma agência que presta serviços para alguns clientes, entre eles candidatos políticos, usando blog, twitter, orkut, facebook, flickr e e até YouTube.

    Após ler seu post, fiquei com uma dúvida:
    você disse que esse “bloqueio” ocorreu no ano passado, então, saberia me dizer se hoje já está tudo liberado?
    Ou até mesmo se existe alguma punição?

    Reply
  2. thalisvalle

    Como vai Rodrigo?

    Naquele dia, nós só recebemos a notícia da pessoa que fez a “intermediação”, de que não poderiamos dar procedencia aos minimos detalhes, porque nao seria possivel publicação do blog.

    Eu vou buscar informações a respeito desta nova noticia e fico pra postar outro.

    Abraço

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>