Marketing Digital


Desde 2008, aqui no Brasil, só se fala da crise. Quem achou que tal crise não iria afetar a economia brasileira, estava errado, mesmo que num grau bem inferior em relação a outros países. Algumas empresas sofrem seus impactos, reduzindo todo o seu investimento em propaganda. Se uma empresa que já vinha investindo em propaganda está cortando gastos, imagina uma empresa que pensava em investir em propaganda… Esse nome “Propaganda“, enquanto soa como música nos ouvidos de alguns, é motivo de “medo” para outros.

Um comercial institucional de 30′ na TV em horário nobre é fortuna para a maioria das empresas. Isso causa “aversão” na mente das pequenas pessoas, ops, nas mentes pequenas que desejam se tornar caso de sucesso, divulgando seus produtos ou serviços, como se estivessem metralhando com uma AK-47 para todos os lados: para o consumidor.

Em tempos de crise, há motivos de sobra para acreditar que as ações de Marketing Digital podem ter melhor retorno do que as ações de marketing em meios off-line.

O desafio é explicar ao cliente que marketing digital não mais significa Publicidade na Internet. Já passou o tempo em que associávamos o marketing digital à publicidade na internet.

Uma propaganda em revista, rádio ou TV tem complexidades maiores para ser mensurada; já nas ações on-line, ferramentas de Web Analytics são capazes de mostrar que o banner fez seu usuário comprar um produto. Mostram de que parte no Orkut seu visitante está acessando o seu site e até mesmo quais  links no e-mail marketing foram mais clicados, quantas vezes e por quem. Ou seja, usando o marketing digital para desenvolver ações para a sua empresa, você consegue conhecer melhor os usuários do seu site e entender melhor quais  motivações fizeram com que ele chegasse ao site de sua marca, produto ou serviço. Não se trata de simplesmente colocar um banner na página, e rezar para alguém clicar.

O erro de algumas pessoas que investem mais forte em ações on-line é achar que as ações de marketing digital vão sair mais baratas que as ações off-line. Um banner na home de um grande portal pode custar tão caro quanto uma propaganda em horário nobre na TV ou no domingo em um jornal.

Colocar um banner na página é uma coisa. Criar ações on-line para serem mensuradas, é outra coisa.

Tema Portal WordPress - PortalPress


Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>