Modem queimado e problema de falha de atualização do Windows Vista


Ontem me ocorreu imprevistos que causou dor de cabeça. Logo de manhã, notei que meu modem D-Link adsl estava com todos os leds apagados. Ao tentar desligar e ligar notei que nada aconteceu. Você já deve estar pensando: o modem queimou. Isso!

Como eu tenho um SpeedTouch de reserva, tirei os cabos do access-point wireless e conectei direto no laptop para configurar uma conexão de banda larga manualmente. Minha surpresa foi notar que o SpeedTouch – não usado até então – apresentou problema de auto reset. A cada 3 minutos resetava. Resultado: não pude fazer nada e nem pesquisar um modem melhor para aquisição.

Liguei em várias lojas de informática à procura de um Linksys à pronta entrega, mas incrivelmente, aqui em Catanduva, essa marca não existe!

Fui para a casa de um parente para usar a internet, responder os e-mails de jobs e comprar algum modem. Minha segunda surpresa: a internet ficou off. Sem internet pela segunda vez.

Diante do fato, não quis perder tempo a fim de achar um modem melhor para trabalhar junto com o router Edimax, comprei um D-link, única marca encontrada aqui.

Voltei para configurá-lo, e em alguns minutos já havia roteado o modem com o router wireless. Internet no desktop e laptop funcionando normalmente. Nesse momento, eu já tinha até recebido mensagem no celular, de um cliente me cobrando um job – e só você sabe o porquê não fiz -, desliguei o laptop para ir ao banho e voltar o quanto antes.

Surpresa: Windows Vista exibiu mensagem de atualização – 3 etapas -, e quando chegou na última, simplesmente levou uma década para concluir e reiniciou até voltar novamente para as mesmas etapas de update e reiniciar, voltar, reiniciar… Entrou num círculo vicioso sem fim. Nem instalava as atualizações e nem iniciava o Windows.

Já era tarde da noite. Liguei para um amigo técnico que passou a dica – pegar o CD do Windows Vista original – para dar um fix. Pois bem, o fiz. Porém, nada de resultado. O Vista continuou na atualização sem fim e não iniciava. Só me restou a opção do recover.

E, para minha alegria, o windows iniciou! Executei um scan e anti-virus na máquina e nada encontrou de errado. Desativei a atualização automática e fiz backup dos arquivos. Para me certificar, reiniciei a máquina para salvar as últimas modificações e, para meu espanto, o problema voltou!

Nesse momento, eu já quis socar meu laptop.

Novamente executei o mesmo procedimento e consegui acessar o Windows novamente, depois de tanto esperar. Desativei todos os aplicativos que rodavam e parti para o Google em busca de resposta, direto nos sites gringos. Acabei encontrando alguns caminhos, e descobri o coração do problema: fila de processamento de falha de atualização do windows.

Desde o ano passado (2008) a Microsoft sabe desse tipo de problema, mas ainda em 2009 continua afetando alguns “sortudos” usuários do Windows Vista: http://support.microsoft.com/kb/949358/en-us

Como este fix é antigo e não resolveria meu problema, tive que procurar pela solução manual:

Executar o CMD e digitar:

net stop wuauserv

Renomear manualmente os seguintes arquivos:

C:windowswinsxspending.xml -> C:windowswinsxspending.old.xml
C:windowswinsxscleanup.xml -> C:windowswinsxscleanup.old.xml
C:windowswinsxstemp -> C:windowswinsxstemp.old

Deletar a pasta WuRedir de C:windowsSoftwareDistribution

net start wuauserv

shutdown -r

Esta foi a solução definitiva! O ponto de restauração foi feito e o dia foi perdido. Acho que foi o gato preto que passou na minha frente… rs

Tema Portal WordPress - PortalPress


One Response to “Modem queimado e problema de falha de atualização do Windows Vista”

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>