Não basta ser HTML, tem que estar semanticamente correto e visível


Ultimamente é possível encontrar na internet, vasta referência sobre E-mail Marketing e Spam. Agora mesmo estava relendo o artigo “Qual o melhor formato para e-mail marketing?” postado pelo Carlos Humberto, no Web Insider. É um ótimo artigo para desenvolvedores, mas, ao meu ver não depende somente de informação, depende também de conhecimento e bom senso.

Eu particularmente escolho o formato HTML/CSS, quando desenvolvo newsletters para os clientes. Mas, isso não significa nada. O mais importante é escrever de modo correto, para que o arquivos sejam exibidos certos nos mais variados clientes de e-mail e webmail. Esqueceram que grande parte dos usuários usam Webmails?

Utilizando DIVS e imagens bem tratadas eu consigo reduzir muito o tamanho de uma Newsletter, comparando com arquivos HTML/table. É importante que os desenvolvedores tenha consciência disso.

Costumo receber Newsletters de diversas empresas, e ainda hoje vejo arquivo pesados e cheios de tabelas e tags font, imagens que demoram pra carregar (mesmo com banda larga), javascripts etc. Resumindo: um lixo. Eu nem clico, de raiva! rs

Então, conhecimento e bom senso.

Em um outro post, colocarei um exemplo de Newsletter em HTML/CSS.

Tema Portal WordPress - PortalPress


3 Responses to “Não basta ser HTML, tem que estar semanticamente correto e visível”

  1. Carlos Eduardo

    Com certeza… É uma bela análise do ponto de vista das Newsletters!

    Escrevi sobre semântica no meu blog e trata justamente dessa flexibilidade que seu site adquire (ou qualquer divulgação, seja por email marketing, etc.) quando desenvolvido de maneira correta e dentro dos padrões.

    Um código válido não é tudo, ou melhor, não é quase nada.
    Se escrito de maneira semanticamente correta, aí sim, o desenvolvedor conseguiu dar um grande passo!

    Reply
  2. zidane

    eu tb costumo receber noticias de algumas escolas de cursos e no meu hotmail, mas nao consigo ver a newsletter. sempre aparece uma imagem cinza, sem nada. As vezes tem algum link no caso de nao ser exibida, mas tb nao funciona. hehe. isso é negativo pra empresa e eu acho que quem cria a newsletter nem ta sabendo que ela nao esta sendo exibida para alguns….

    Reply
  3. Vinícius Vidal

    Seguinte, li sobre usar DIV e CSS em E-mail Marketing ou Newsletters.
    Fiz uma pesquisa grande sobre assunto, afinal trabalho em uma empresa que envia muitos e-mails. E nessa pesquisa fica claro que muitos webmails consideram e-mails com CSS e DIV spam. Mtos ainda desabilitam o código css, pois este pode se misturar ao da própria página.
    Daí como assim, fazer e-mail marketing seguindo padrões???

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>