Newshutch, uma ameaça ao Bloglines!


Newshutch

Estava lendo este artigo do Fabrício Marchezini, que fala sobre o Newshutch, um novo agregador on-line de feeds. Ele deixou bem claro, a sua preferência pelo serviço. Pensei: será mesmo melhor que o Bloglines?

Curioso como sou, exportei minha lista e importei no Newshutch. Neste momento, em mente me vem a resposta para a pergunta acima: simples e ignorante!

Gostei! É simples e eficiente. Não contém quase nada de opções de configurações, como no Bloglines, mas o diferencial do Newshutch é o fato de estar disponível um botão que marca os tópicos como lidos ou não-lidos. Se eu exibir todos os tópicos de um endereço, e ler o segundo, ele não desaparece da lista, como acontece no Bloglines. Com isso, é possível retornar e ler o mesmo tópico novamente. Para apagá-lo da lista, basta clicar em mask as read. A interface é bem amigável e bem projetada. É funcional.

A parte não tão legal (que sempre tem), foi perceber uma certa lentidão ao exibir os tópicos. Não sei se a minha conexão não estava ajudando… Outro detalhe (não fosse isso, já tinha abandonado o Bloglines) é o fato de não exibir os tópicos, com conteúdo resumido. Ou seja, se fulano optou por configurar seus feeds para serem exibidos completos, no agregador, assim será no Newshutch. Poderia ter uma opção para evitar isso. Mas como o serviço é bem recente, tenho certeza que irão disponibilizar essa opção, tão logo.

Vale a pena testar. E pensando no futuro crescimento do Newshutch, tanto na fama e nas melhorias do sistema, será uma ameaça ao Bloglines.

[tags]newshutch, bloglines, rss, usabilidade[/tags]

Tema Portal WordPress - PortalPress


41 Responses to “Newshutch, uma ameaça ao Bloglines!”

  1. Raphael

    Thalis,
    Eu tbm vi essa doca no zeroseis mas eu não curti não, achei ele meio lento, e ter ficar rolando a pagina pra ler os tópicos é meio cansativo não acha??

    Abraços 🙂

    Reply
  2. Jader

    Boa, vou ter q testar também… hehe
    O que me irrita no BlogLines é justamente o fato de não ser possível ver o mesmo tópico duas vezes. Às vezes passa um tópico desapercebido e a gente acaba perdendo ele (ou tendo que visitsar o site pra procurar :P) por causa disso.
    Boa dica Thalis, valeu!

    Reply
  3. Thalis Valle

    Raphael, quanto a essa questão de ter que rolar a página, basta marcar a opção Scroll feedlist and entries separately em Options.

    Rael, O Netvibes não tem problema de lentidão? Vou criar uma conta pra testar.

    Quanto ao Newshutch, percebi que a lentidão não era da minha conexão. É do sistema mesmo. Percebi também que a lista de feed ainda não pode ser negritada, para os feeds que não estão lidos. Vou esperar mais um tempo, pois acredito que eles irão implementar isso bem rápido.

    Reply
  4. zidane

    Achei legal esse agregador, mas ele não tem muita coisa ainda. Pode brigar com o Bloglines, mas ainda não tá a ponto disso não. É a minha opinião.

    Precisa melhorar bastante. Por ora, fico com o Bloglines que é uma grande mão na roda, pra mim.

    Inté

    Reply
  5. Diogo Azevedo

    E o NewsGator, o que vocês acham?
    Para ler meus feeds fora de casa ele é excelente, possuindo inclusive a opção de “ler o feed 2x”.
    Agora quando estou em casa não dispenso meu Flock!

    😉

    Reply
  6. Thalis Valle

    Eu também, pessoal Vou continuar usando o Bloglines, mas não vou deixar de usar o Newshutch, pois espero melhorias nele. É claro que o Bloglines tem mais fama, com isso, é possível encontrar o selo dele em todos os serviços de feeds, como o FeedBurner. Mas vamos ver no que vai dar…

    Reply
  7. Thalis Valle

    Voltei pra dizer que fiz minha conta no NewsGator, e gostei. Mas assim como o Newshutch, há uma certa lentidão, na exibição dos tópicos. O Bloglines, ganha deles, nesse sentido.

    No NewsGator há mais opções básicas. É bem eficiente e o design é bem legal. vamos ver.. agora estou usando três serviços.

    Reply
  8. Felipe Ranieri

    É, quanto mais novidades aparecem melhor para todos nós, mas te falar a real, gosto do bloglines, por enquanto não penso em trocar. Mas legal a dica, quem sabe um dia eu me encho dele (como já aconteceu com outros programas) e sigo a tua dica!!

    Falows!!!! 😉

    Reply
  9. kadu

    Tenho uma conta no Bloglines que não acesso a tempos. Hoje, depois de muito evitar, viciei no Netvibes e não tem mais cura 🙂 A rapidez dele depende de sua conexão, no trabalho ele é exageradamente lento, já aqui em casa nunca tive problemas.
    Excelente serviço…
    []’s

    Reply
  10. Ciro Feitosa

    Li o mesmo artigo do Fabrício, e resolvi testar o serviço. Não estou me arrependendo. A usabilidade é mais interessante, e os efeitos citados deixam o uso mais prazeroso.

    Reply
  11. Bernard De Luna

    Opa, sempre é uma boa sugestão olhar novos agregadores, não acho que exista melhor o pior.. cada um vai para a finalidade que achar melhor..

    Muitos reclamam sobre os feeds apagados pelo bloglines, mas alguém já pensou em usar a checkbox que fica ali embaixo a direita chamada ‘keep new’ … ela mantém os posts interessantes marcados mesmo depois de vc sair e voltar para vc ver qnd quiser.. é melhor do que vc nao tê-los apagados e ter que marcar para que eles sejam deletados.

    Funcionalidade existe, o que falta é paciencia para conhecê-las. Cada vez estamos mais acomodados a tecnologia (isso não é uma critica).

    O Bloglines ainda me atende, prático, rápido, organizado, clean, azul hehehe.

    Reply
  12. Paulo

    Mais uma novidade?!?
    A web não para…
    Bom o Writely eu fui testar e gostei bastante.
    Esse aí eu não sei se vou usá-lo de imediato, já que gosto do Bloglines.
    Mas depois com mais tempo posso conferir.

    Valeu!

    Reply
  13. Sérgio Lima

    Olá Thalis,

    Sempre é bom conhecer as alternativas..mas o que é legal o blgolines é a opção mobile (celulares, pdas e etc..)

    Tenho testado o Netvibes e gostado da interface de abas (uma para cada assunto).

    E por último, ainda acho melhor a opção de marcar como não lida aquelas entradas que você gostaria de ler novamente (como é no Bloglines) e não o contrtário…mas é gosto pessoal!

    []’s

    Reply
  14. Nélio Matosq

    Eu estou com problemas pra ler caracteres acentuados no Newshutch.
    Alguém mais teve este problema?

    Reply
  15. Thalis Valle

    Nélio, Dê uma olhada da configuração do seu navegador. Vá em Exibir / Codificação. veja se está setado para Ocidental ISO-8859-1 ou Unicode UFT-8. troque pra testar.

    Abraços

    Reply
  16. Patricia Müller

    Está difícil de escolher um leitor de RSS. Eu tenho usado o Bloglines há algum tempo, mas sinceramente, embora seja muito popular, ainda acho que deixa muito a desejar. Eu gostei da interface do Newshutch, dos efeitos e pra mim não ficou muito lento não. No início achei chatinho ficar rolando a página para navegar entre os feeds, mas logo achei a opção pra resolver este problema. Mas notei que ainda é bem básico. Se eles fizerem melhorias, serão um sério competidor ao Bloglines. Pra mim não funcionou a opção de marcar todos os ítens de um feed como lido – existe o botão, mas pra mim não funcionou no Firefox. O nome de alguns feeds aparecem em branco, não sei se é problema de configuração do feed ou se o sistema é “burro” e não localiza em alguns casos. Nestes casos, não dá pra saber qual é o feed. Outra coisa que senti muita falta foi a opção de “clip” – ou seja, de manter um “blog” com os artigos mais interessantes, sem precisar deixá-lo marcado como não lido. Fora isso, confesso que achei bem simpático e, pra mim, virou um sério candidato a sucessor do Bloglines, caso implementem algumas melhorias.

    Está realmente difícil achar o leitor de RSS ideal. Todos eles têm algum problema, seja por falta de funcionalidade, problemas de usabilidade/interface/design/tipografia, lentidão e até mesmo preferências pessoais. Até hoje não fui capaz de me acertar 100% e ficar satisfeita com nenhum. Uso o Bloglines porque comecei usando ele. Mas vou testando tudo o que aparece, porque o Bloglines, pra mim, ainda não é o ideal.

    Pra quem é como eu e testa de tudo, vou deixar mais algumas dicas:

    http://www.rojo.com
    http://reader.earthlink.net

    Lembrando que muita gente também usa o My Yahoo como reader, que também pode ser acessado pelo celular, até onde sei, e tem outros serviços agregados. Eu, muito embora seja fã de carteirinha do Yahoo, não sou lá muito chegada na interface do My Yahoo, mas é questão de gosto – e também tem um tempinho que não entro pra olhar, pode ser que tenha melhorado.

    Tem umas listas de várias outras opções pra quem se interessar:
    http://www.newsonfeeds.com/faq/aggregators
    http://www.addtoany.com/lists/feedreaders/

    Reply
  17. thalisvalle

    Patricia, valeu mesmo pelas dicas. Vou fazer uma conta nesses serviços que você passou.

    Quanto aos pequenos problemas no Newshutch, é verdade. Se não fossem os detalhes, eu também já teria abandonado o BlogLines. Mas aqui na minha máquina, o BlogLines ainda ganha de todas na velocidade. O Bloglines não é um Rubinho pé de chinelo… rs

    Abraços

    Reply
  18. João Vagner

    Algumas coisinhas que notei:

    Charset
    Ele ta me mostrando assim o meu nome: “Jo?o Vagner”;

    Seria interresante ele ter alguma opção pra importar os feeds de outros sistemas (bloglines), do próprio opera e firefox etc.

    Falta muito pra que eu largue o bloglines. Tanto em interface quanto em funcionalidades. Mas cada um segue a linha que mais o faça satisfeito né?

    Abraços Thalis

    Reply
  19. Bia Kunze

    O Bloglines ainda é imbatível para mim, principalmente pela utilização no modo mobile. Carrega rapidinho, as páginas e os feeds são automaticamente renderizados para a telinha do dispositivo móvel – celular, PDA, smartphone etc.
    O Google News agora está com uma versão mobile também. A única coisa bacana que eu via nele era a integração no Gmail, vamos ver agora se ele melhorou.

    Reply
  20. Nélio Matos

    Thalis,
    Troquei a codificação, mas deu na mesma. Ele melhora na barra lateral esquerda, mas na leitura dos feeds o problema continua. Tive um problema assim em um site que fiz, usando AJAX. Mas o problema era no meu código, não no navegador.

    Reply
  21. Emerson Alecrim

    Eu utilizo o Alesti (www.alesti.org). Gosto muito da simplicidade desse serviço. A interface dele é simples, carrega rápido e lembra um cliente de e-mail. Talvez por isso tenha gostado tanto.

    Os responsáveis por esse site estão, aos poucos, adicionando funcionalidades bacanas. Para quem quer algo mais simples, porém eficiente, está dada a dica =)

    T+!

    Reply
  22. Thalis Valle

    Emersom, gostei bastante deste serviço. Aí pessoal… recomendo!

    O único problema (pelo menos para mim) é não conseguir importar arquivo .opml. Acusa que não existe canal válido. Você já enfrentou problema parecido?

    Abraços

    Reply
  23. Emerson Alecrim

    Olá Thalis,

    Quando comecei a usar o Alesti, consegui fazer a importação normalmente. Dei uma olhada agora nessa opção e ela apresenta “erro interno”. Provavelmente estão fazendo alguma modificação. Em breve deve funcionar.

    Quanto a pergunta do João Vagner, o Bloglines deve ter a opção de gerar um arquivo OPML com todas as suas assinaturas. Depois, basta inserir isso na opção de importação do Alesti (quando voltar a funcionar, hehe). T+!

    Reply
  24. Thalis Valle

    Patricia

    Feeds RSS (Really Simple Syndication) são arquivos escritos em XML, responsáveis pelo armazenamento de conteúdo que devem estar disponíveis aos variados serviços/agregadores de RSS.

    Se você publica artigos em seu site, automaticamente, estes podem estar disponíveis para usuários de Feed, que irão acompanhar seu site de maneira mais fácil.

    O Bloglines, é um serviço/agregador on-line de RSS. Você se inscreve e adiciona os Feeds dos sites que mais gosta.

    Recomendo a leitura:

    RSS
    Bloglines

    Abraços

    Reply
  25. leocadio

    olá, paz e bem!

    ví o post lá no zero6 sobre o newshutch, me cadastrei e tô testando. uso o bloglines que recentemente, no meu entender, ainda é o melhor agregador pois, agora também ouço os podcasts por lá.

    agora, se o este novo agregador incorporar esta funcionalidade, a coisa pode realmente afetar o velho e querido bloglines.

    []s

    Leo
    Guarujá,SP-BR

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>