O melhor emprego do mundo


Você se lembra daquele concurso para escolher o zelador de uma ilha paradisíaca na Austrália? Pensou em se candidatar à vaga? Se a sua resposta for positiva, você foi mais um dos que foram seduzidos pela melhor campanha publicitária da história.

Este ano, pela primeira vez nos 50 anos do festival de Cannes, o mais importante e tradicional do mundo, a campanha intitulada “O melhor emprego do mundo” qu elevou o grand prix.

A campanha da secretaria do turismo do estado australiano Queensland conseguiu respeitável repercussão mundial. O site obteve 500 mil votos, 7 milhões de visitantes e o Youtube recebeu 34 mil vídeos de candidatos.

Rohit Bhargava, colaborador da revista Fast Company e vice-presidente de estratégia online da agência Ogilvy, afirma que ao contrário do que parece, a razão do sucesso da campanha não está no produto divulgado, mas na forma como as redes sociais foram usadas.

Após analisar a estratégia, Bhargava fez uma lista com seis lições que as pequenas e médias empresas podem aprender:

Faça parecer factível

Muitos publicitários nunca divulgariam algo que não possa ser provado. Será que a secretaria do turismo de Queensland pode provar que se tratava do melhor emprego do mundo? Não, eles não podem. Mas tornaram factível porque estavam divulgando um lugar maravilhoso e que se encaixa na definição de emprego dos sonhos de muita gente.

O quanto você gasta é irrelevante

Um dos benefícios das mídias sociais é que a repercussão ocorre em uma escala diferente da publicidade tradicional. O mais importante é ter algo relevante a dizer. Você precisa apenas de uma boa história para repercutir na internet.

O mais importante é focar no conteúdo, não na quantidade

7 milhões de visitantes é um número interessante, mas o mais importante da campanha vencedora foram os 34 mil vídeos de pessoas dizendo coisas boas sobre Queensland. Se somarmos os espectadores desses vídeos a longo prazo, o impacto da campanha é impressionante.

Crie uma razão para as pessoas interagirem

Outro elemento que deu certo foi o fato das pessoas poderem votar nos vídeos. Isso significou que após a gravação, os candidatos precisavam trabalhar na divulgação.

O poder de criação dos internautas

Pesquisas indicam que entre 1% e 10% dos usuários das redes sociais criam conteúdo. No entanto, esse índice tem potencial de atingir um número de pessoas enorme. A criação de conteúdo pelos usuários pode ser uma arma secreta da sua próxima campanha.

Faça campanha duradoura

Uma das funções do escolhido para o cargo de zelador da ilha é atualizar um blog com notícias sobre o dia a dia das atividades. O vencedor postará também vídeos e imagens do local. Ou seja, a campanha ainda tem potencial. Isso pode ser chamado de calda longa.

Siga-me no Twitter.

Tema Portal WordPress - PortalPress


2 Responses to “O melhor emprego do mundo”

  1. Guga

    É verdade pode não ser o melhor emprego do mundo, mas os organizadores do concurso foram muito felizes, com a repercussão.

    Provavelmente obtiveram um retorno muito superior ao esperado.

    Abraço,

    Guga

    Camisetas-Bones

    Reply
  2. Paulo

    cara tem um erro ortográfico no (excelente) texto..
    depois do aspas “O melhor emprego do mundo” o que está sem o e…

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>