O que é um Web Designer?


“Que centauro é esse que a mídia gosta tanto de popularizar? Qual a sua função? O que ele tem que fazer profissionalmente? Seriam os Web Designers designers que entendem de Web? Mas existe gente que não entende de Web, hoje em dia? Ou seriam eles designers que sabem programar? Seriam eles, enfim, Designers? Diretores de Arte? Ou programadores enrustidos? Na minha humilde opinião, sejam o que forem, eles estão extintos: são resultado de uma época em que não era possível separar o designer da programação, e os coitados tinham que perder um tempo enorme na geração de excrescências do tipo tabelas HTML para fatiar as imagens. Por sovenice de patrões que não entendem direito de design, e muitos coitados designers são obrigados a programar. Mal sabem seus chefes que resultados obtidos por um designer-programador estão bem longe de ser a soma dos de um Designer com os de um Programador, muito pelo contrário.”

“Acredito sinceramente que Designer é designer, e ponto final. Designers gráficos usam programas gráficos, Designers de TV usam programas de vídeo, Designers de produto usam programas de modelagem, Designers de sites usam Flash ou Dreamweaver, Administradores de empresa usam Excel, e não precisam saber de cor a tabuada do oito, a raiz quadrada de três ou o logaritmo de doze na base quatro. É o talento e a dedicação que fazem um Designer, não uma roupa colorida e uma atitude fashion. Não estou dizendo que não se deve usar roupas coloridas ou tingir os cabelos de verde, mas que isso não é condição obrigatória nem sufuciente para ser designer. Em outras palavras, essa é uma profissão como qualquer outra, e se você for bom, vai acabar se destacando, mesmo que tenha o fenótipo de um professor de química. Aliás, muitos amigos meus, designers de muito talento, não se intitulam de web designers e usam roupas normais, como gente normal.”

Trecho tirado do livro “Design/Web/Designer:2

Luli Radfahrer
Mestre e Ph.D. em comunicação digital pela ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Tema Portal WordPress - PortalPress


Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>