Rss Feed para quem não conhece Rss Feed

Para assinar/cadastrar meu endereço de RSS no seu agregador, clique abaixo e cole o endereço que aparecerá no seu navegador, ou clique com o botão direito do mouse sobre o ícone, e posteriormente em “copiar link”:

RSS Feed de Thalis Valle - http://feeds.feedburner.com/ThalisValleWeblogTecnologiaMarketingEDesignDeInternet

RSS Feed de Thalis Valle

Este será é um artigo para usuários avançados simples ou domésticos usuários e/ou pessoas atualizadas sobre tecnologia de web ou pessoas que não estão muito informadas sobre tecnologias na web.

Quero com este artigo, ensinar aos usuários o que é Feed RSS ou RSS feed. Muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer entender, mas com certeza já viram em algum lugar na web, o ícone laranjado do RSS ou o famoso “Assine o RSS”.

O que é RSS Feed?

RSS Feed é abreviação de Really Simple Syndication, uma tecnologia baseada em XML que permite sites organizar e distribuir conteúdo por meio de um endereço URL específico, que é interpretado/lido por agregadores (softwares e sites de serviços online) de Feeds.

Really Simple Syndication = RSS + Feed (que significa: alimentação)

Além do RSS também existe o Atom, que faz a mesma coisa que o RSS (disponibiliza/trasnfere conteúdo), mas é um melhoramento do RSS, com suporte avançado. Quando procuramos o endereço de RSS em um site e achamos o Atom, devemos ter a consciência de que é também um endereço de Feed.

Como funciona?

No arquivo RSS (a maioria na extensão .xml) são incluídas informações como título, data, autor, endereço url e descrição do conteúdo. Essas informações são lidas pelo agregador de feed de modo resumido (summary) ou completo (fulltext). No caso do modo completo, não é preciso acessar o site para ler o conteúdo na í­ntegra.

Exemplo de URL RSS Feed:
http://www.site.com.br/feed.xml

URL do Feed deste blog:
http://feeds.feedburner.com/ThalisValleWeblogTecnologiaMarketingEDesignDeInternet

Qual a utilidade do Feed?

Imagine que você tem o costume de visitar alguns sites e ler as últimas notí­cias, vídeos, fotos, ou simplesmente navegar por alguma novidade. Recebendo o RSS, você não precisa acessar toda hora o site favorito ou de costume. Você receberá no seu agregador de Feed uma nota a acada atualização, e com o conteúdo desejável.

Imagine você ter mais de 100 sites nos seus favoritos para visitar, e imagine que você não quer ter todo o trabalho de acessá-los apenas para ler notí­cias? Com certeza você não vai acompanhar.

Usando Feed, você assina (insere ou cadastra) o endereço dos sites que deseja, no seu agregador (online ou desktop) para obter o conteúdo logo em seguida da sua atualização, não precisando acessar o site toda hora.

Veja um preview do Alesti: agregador que uso (Clique na imagem para ampliá-la).

Preview de tela do agregador de Feed Alesti

Apesar de ser recomendado usar um agregador online (mais abaixo segue uma lista), navegadores como Internet Explorer 7 e Firefox também dão suporte aos Feeds, sem a necessidade de instalar aplicativos externos.

Para começar é preciso usar um agregador?

Sim! Segue alguns agregadores online:

Eu uso o Alesti, porém um serviço que ficou muito popular, é o Bloglines. Abaixo, segue um preview do menu e campo para se cadastrar.

Etapa 1
Etapa 2

Simples!

Seria muito bom se todos tivessem consciência da necessidade de interagir com as novas formas de utilização de serviços online.

“Conheci o RSS feeds pelo Thalis. Eu via sempre nos blogs, mas não tinha idéia do que se tratava, até que o Thalis me ensinou a fazer uso da tecnologia. Agora eu acesso pelo Bloglines. A grande vantagem dos feeds é que vejo os posts de blogs relevantes em um único lugar, sem que precise acessar cada um deles. Posso acessar de casa, do trabalho, do faculdade… Gostei muito! Os feeds tornaram a circulação de informação ainda mais fácil na internet.”

Mariana Grecco, (O Corvo)

Que os amigos façam a sua parte, divulgando este artigo àqueles que ainda não descobriram o mundo dos Feeds.

[tags]rss, rss feed, atom, xml, bloglines, alesti[/tags]