Série Photoshop | Space Light tutorial


Dando continuidade à Série Photoshop que inaugurei com o artigo “Acabamento“, fiz este tutorial sobre o Space Light Tutorial | Processo de Montagem usando Brush e Pincel.

Antes de começar, quero lembrar sobre o fato da ótica em relação a visão do ser humano, de que tudo é luz. Podemos enxergar as coisas devido às células sensíveis a luz. Se vemos, é porque temos a luz. Isso explica o fato de mesmo estando com os olhos totalmente fechados e com a mão cobrindo, percebemos quando alguém abre a janela do quarto de manhã. Há passagem de luz até às células super sensíveis do olho humano.

Esse processo de percepção da luz é chamado de faixa de espectro de radiação eletromagnética estendida aos raios x até as microondas.

Sabendo que em tudo existe luz e por isso enxergamos, então podemos entender que em tudo há sombra. A luz e sombra é que dá a vida aos olhos. Manipulando a luz e sombra pode-se obter milhões de diferentes resultados de imagem.

Neste tutorial vou trabalhar com esses elementos, causando a ótica de iluminação no espaço.

Vamos começar criando um novo arquivo de 1440×900, e aplicando radial gradient com as cores #000000, #000225 e #00038E.

A primeira etapa ao trabalhar com ilustrações, é sempre começar pelo fundo ou background. Em seguida, usei uma ilustração do espaço universo.

Agora, traçar uma linha utilizando a ferramenta Pen Tool (p).

Configurar um estilo a ser utilizado na linha, através da paleta Brushes (F5). Em seguida, criar uma nova camada (layer), teclar P, botão direito -> Stroke Path. Novamente, clicar com botão direito sobre a camada gerada e ir até Blending Options -> Outer Glow, selecionar o modo (blend mode) Color Dodge na cor #3399ff para gerar o efeito de luz sobre as cores do radial background do arquivo. O photoshop vai realizar uma operação matemática para capturar a luz correta.

O segredo começa agora: duplicar três vezes a camada acima. A 1ª com Outer Glow no modo Color Dodge, 2ª no modo normal com Color Overlay Azul #000DBD, e 3ª em branco #FFFFFF.

De agora em diante, começa a montagem com a imagem escolhida, aplicação de sombra e luz, etc. As etapas são: aplicar a imagem do espaço sobre o background, duplicar novamente apagando as áreas que darão visão pra camada abaixo mais escura. A idéia é tudo o que for com mais luz, estar em camadas sobrepostas (acima).

Outro segredo, é aproximar a tonalidade de cor da atmosfera da imagem (ambiente) mais próximo com as cores que estão na primeira etapada. (background): Image -> Adjustments -> Color Balance acentuado os tons azuis. Após, acentuar os níveis de contraste da imagem para causar maior brilho e intensidade: Image -> Adjustment -> Brightness/Contrast.

Traçar novamente um alinha (P), para criar outra camada utilizando brush. Também utilizar a ferramenta Freeform Pen Tool para desenhar a mão livre e aplicar brushes de estrelas. Para aplicar os brushes,  (P) -> Stroke Path.

Agora, apagar os cantos com a ferramenta Eraser Tool (E), deixando as estrelas somente no centro da imagem. A camada da estrela também deve receber o efeito Outer Glow no modo Color Dodge para criar intensidade de luz.

O resultado final pode ser conferido clicando nas imagens abaixo, no formato de papel de parede.

Space Light 15 wide:

Space Light 19 Wide:

Até o próximo post sobre a Série Photoshop.

Tema Portal WordPress - PortalPress


One Response to “Série Photoshop | Space Light tutorial”

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>