Solução para Problema de DNS da Telefônica


A grande maioria dos internautas do Estado de São Paulo dependem do Speedy para acessar à internet, que apresenta problemas ao acessar os sites. Isso ocorre porque os DNS da Telefônica, atualizado meses atrás, deixou o serviço pior do que já era.

Problema de DNS da Telefônica deixa sites inacessíveis para usuários do Estado de São Paulo.

Fulano tenta acessar alguns sites pela URL correta, e mesmo assim, eis que surgem tais telas:

Se não bastasse, a Telefônica tem a Cara de Pau de redirecionar o usuário para uma página com anúncios de links patrocinados. Isso deveria ser crime virtual. É muito abuso e falta de respeito com o usuário. Pior ainda, é ser redirecionado para essas páginas, mesmo quando você digita a URL correta do site.

Por que isso não acontece no acesso ao Terra, IG ou UOL?

Porque se ocorresse, essas três “pequenas” iriam entrar com processo contra a Telefônica, por impossibilitar o acesso aos sites deles. Além do mais, essas marcas têm milhares de acesso e faturam muito bem com marketing de interrupção.

Sinceramente, eu chego a pensar que isso tudo é proposital. Como pode uma empresa de grande porte, Campeã de Reclamações no Procon, não saber que seus DNS (Domain Name System) está problemático, e não resolver durante tanto tempo.

É claro que sabem. Mas como eles não têm concorrentes… Seria alguma parceria com Yahoo?

E os nossos clientes, como ficam?

Como é ter que explicar tim-tim por tim-tim que o problema não é o site, não é a hospedagem ou o browser? Se o cliente paga por algo e observa que não funciona, e você explicar que o Estado inteiro não visualiza o site dele por motivo X, é desculpa pra boi dormir. O cliente não tem o dever de entender de internet, DNS, etc. Ele quer apenas ver funcionando.

Pesquisei e achei a solução para resolver os DNS.

Felizmente, é possível solucionar o problema da Telefônica, usando alguns dos DNS abaixo. Eu estou utilizando o mais famoso: OpenDNS.

O resultado é na hora! Respostas às requisições (do tipo http://) ficaram mais rápidas, e o problema de sites que não podiam ser acessados, acabou. O serviço é Freeware.

Serviço DNS Primário DNS Secundário
Speedy 200.205.125.58 200.205.125.57
Uol 200.221.11.100 200.221.11.101
Terra 200.176.3.130 200.176.2.75
OpenDNS 208.67.222.222 208.67.220.220
Embratel 200.255.122.6 200.255.253.238
Telemar 200.222.0.34 200.223.0.35
BrasilTelecom 200.199.252.68 200.199.241.1

Como proceder

Para Windows Vista: https://www.opendns.com/start/device/windows-vista

Para Windows XP: https://www.opendns.com/start/device/windows-xp

Para Mac Leopard: https://www.opendns.com/start/device/apple-osx-leopard

Se você não usa nenhum dos Sistemas Operacionais acima, ele vai estar nesta lista: https://www.opendns.com/start/computer/

Ou se preferir configurar direto no Roteador ou Servidor de Internet: https://www.opendns.com/start/

Feito isso, você vai navegar com segurança, velocidade e o mais importante: vai poder acessar qualquer site sem que a Telefônica te jogue nas páginas de publicidade.

Para saber um pouco mais sobre DNS: Centro de DNS.

Tema Portal WordPress - PortalPress


4 Responses to “Solução para Problema de DNS da Telefônica”

  1. Nathanie

    Thalis,

    Seu post salvou minha vida. Obrigada por postar.
    Eu nao consguia + acessar muitos sites com o chrome e internet 7. Agora ficou rapidinho

    thanks

    Reply
  2. Marcio Toledo

    Opa, grande artigo mestre.
    Hoje consegui fazer funcionar um modem e rouder que veio junto com o pedido de Speedy 4MB, coisa que estou tentando a 1 semana e meia e ninguém (técnicos da telefônica) conseguem resolver. Acho que vou fazer um Workshop para eles ! hehehe

    Ainda não tive esses problemas, mas já ví isso ocorrer no escritório do meu sogro.

    Bom de qualquer forma estou “satisfeito”, afinal brasileiro que consegue permanecer 1 semana sem problema de conexão tem que agradescer a Deus.

    Tive sérios problemas com a NET, serviço de NET Fone e Virtua, toda semana caia de uma hora pra outra, mais de madrugada (por volta das 0hs-2hs) porém de dia também ocorria, e só voltava depois de 24/48 horas. Eu ligava na central e o problema era na minha região, fazendo reparos e manutenções, mas isso já estava a mais de 6 meses! Como não resolveram CANCELEI.

    Engraçado que eu ligava na casa da minha mãe, uma quadra daqui, e estava tudo normal.

    Enfim, é um descaso. Mas vamos levando, quem sabe não aparece um serviço descente, ou algum promotor sério e faz essas empresas sentirem no bolso os problemas que elas causam para nós.

    Detalhe se você atrasa o pagamento eles cortam, agora se você fica 1 semana sem internet, perde clientes, deixa de fechar contratos, coisa que já aconteceu comigo, eles te reembolsam… Minha fatura veio com -12,75. =) Piada?

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>