Textos para Web


Objetividade

A objetividade é uma das maiores características dos textos para a Internet. Seu visitante geralmente paga provedor de acesso e conta telefônica, além de ter outras coisas a fazer. Devido às dificuldades técnicas, a leitura na web é muito difícil: fontes com tamanho e cores mal configurados e monitores com nível de claridade acentuado, fazem com que o usuário canse. Sem falar que você não sabe como é a cadeira onde ele está sentado e qual a distância dele em relacão ao monitor. Textos gigantes e detalhistas, somente quando o tema exige.

Cascata

Tente sempre fazer com que um bloco de texto convença o internauta a ler o próximo. Coloque links neles, e tome cuidado para não deixar seu visitante perdido. Essa técnica é muito usada pelos grandes portais, para convencer o visitante a clicar na página seguinte e assim poder mostrar novos banners para o mesmo internaut.

Títulos

São tão importantes na internet como em qualquer outro veículo. Aliás, na internet eles são até mais eficazes. A razão é bem simples: muita gente que escreve para a Internet não tem formação publicitária e por isso acaba não sabendo como usar e escrever títulos persuasivos. Se você souber escrever bem, melhor para você.

Expressões

Qq, Qto, Vc, Tc. Qq significa qq: vc é você e tc, acredite se quiser, teclar. Apesar de serem muito legais, muito cuidado na hora de usar as expressões e abreviaturas próprias da internet.

Cuidados

  1. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico;
  2. Evite abrev.;
  3. Anule aliterações altamente abusivas;
  4. Não esqueça das maiúsculas;
  5. Evite lugares-comuns como: diabo foge da cruz;
  6. O uso de parênteses (somente quando for relevante);
  7. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in;
  8. Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Sacou, cumpadi?;
  9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda!;
  10. Nunca generalize: generalizar é sempre um erro;
  11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetitiva. A repetição vai fazer com que a palavra seja repetida várias vezes;
  12. Não abuse das citações, pois “Quem muito cita não tem idéias próprias”;
  13. Frases incompletas podem causar;
  14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia. Ou seja, não fale a mesma coisa várias vezes;
  15. Seja mais ou menos especifico;
  16. Frases com apenas uma palavra? Corta!;
  17. A voz passiva deve ser evitada;
  18. Use a pontuação corretamente o ponto e a virgula especialmente sera que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação;
  19. Quem precisa de perguntas retóricas;
  20. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.;
  21. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação;
  22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”;
  23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha;
  24. Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrivel! Sério!! cara!!!
  25. Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteudo acessivel, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensiveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
  26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a lingua;
  27. Seja incisivo e coerente.

Tracadalho do carilho

O trocadilho já foi muito usado para garantir um tom bem humorado, principalmente títulos. Hoje, já estão bem desgastados e o redator que usa um trocadilho acaba sendo taxado de canastrão.

Tema Portal WordPress - PortalPress


3 Responses to “Textos para Web”

  1. Rodrigo Filardi

    Thalis, gostei muito da matéria! Humor inteligente!
    Dá uma corrigida lá em cima: vc significa você, tc significa teclar… mas Qq sinigfica qq?! Uow… Qq pessoa q for ler e não souber o q vc kis dizer com o significado de Qq, não vai entender essa…
    Valew

    Reply
  2. thalisvalle

    Como vai Rodrigo?

    É isso: qq seria qualquer. Ex: qq coisa q vc fizer = qualquer coisa que você fizer.

    Costumamos escrever assim no msn p agilizar a conversa, e pode passar despercebido num texto.

    Abraço

    Reply
  3. Alexandre Kohl

    Gostei bastante do site. Vou visitá-lo mais vezes. Tenho pesquisado muito sobre Comunicação Escrita Multimídia, Webwriting (como escrever na internet), Roteiros Multimídia (principalmente como escrever roteiros para filmes de cinema e textos para peças de teatro), Literatura na Web (principalmente livros, narrativa curta, como escrever contos e crônicas) e uma dica que eu dou é um blog que eu achei e disponibiliza um conteúdo legal sobre esses temas.É é o http://webwritersbrasil.wordpress.com/. Espero que gostem da dica!
    Valeu

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>