Uma batidinha de Design e Semântica


Hoje, decidi escrever sobre o meu ponto de vista entre design e semântica, duas palavrinhas que devem ser entendidas como um todo, a resultar numa boa batidinha. Sem álcool.

Alguns profissionais estão deixando de lado a estética da web, para ressaltar o valor da semântica. Do mesmo modo como a ergonomia não pára, a semântica organiza, o design dá a beleza.

Um exemplo: qual seria a meta de uma marca disponibilizar um site com a semântica 100% em dia, deixando a desejar na questão de layout, se a marca tivesse de vender arte, design? Ou então, o que seria de um site com um layout respeitado, mas com uma estrutura semântica, quase zero? Seria questão de planejamento ou “seguir” o que os outros estão fazendo, mesmo não sabendo que fazer bonito não é fazer certo?

Penso que, é preciso planejar para desenvolver um site que sirva de ferramenta, para se conquistar algo. E design e semântica devem trabalhar juntos para que um site consiga alcançar metas.

A sem̢ntica ̩ a organiza̤̣o e uso correto dos dados da estrutura XHTML. O design ̩ a arte de conseguir seu valor est̩tico, dar as vestes mais apropriada Рa pele do esqueleto. E agora, fazer bonito ou fazer certo? Fazer bonito e fazer certo!

Acredito que a semântica é uma questão muito importante, à queles que desejam ser verdadeiramente profissionais de internet. Hoje, ter um site na internet não significa nada, não abre nenhuma porta e não alavanca nenhuma venda. Um site pode ser uma boa ferramenta de marketing, mas como qualquer ferramenta, ela deve funcionar. Agora, jogue o açucar na taça – o design, responsável pelo real valor estético, da coisa.

Portanto, um bom profissional deve não só leiautar, como saber tratar informações. E
pra concluir, vai um parágrafo de um post do Henrique Costa Pereira, no Web Insider:

“Nos Estados Unidos e na Europa as empresas pagam alguns milhares de dólares e euros pela otimização de mecanismos de busca (SEO Search Engine Optimization). No Brasil esta prática ainda parece um pouco travada pelo ego de grandes empresas e agências que fazem sites bonitinhos e mal desenvolvidos.”

Mas e se os sites bonitinhos estivessem devidamente estruturados quanto á semântica? Seria o ideal!

Tema Portal WordPress - PortalPress


7 Responses to “Uma batidinha de Design e Semântica”

  1. zidane

    Isto é! tô na luta tão penosa de desenvolver meu próprio blog, já utilizando os microformatos. Já pensei na dsistência, mas por ora, continuo na estrada…

    Reply
  2. Mariana

    Huumm… Após a sua explicação sobre o que é a tal da semântica, ficou mais fácil de entender o post…
    sabe como é né…uma ignorante no assunto…
    Mas concordo plenamente, Thalis. A velha história de que beleza não é tdo. Tem que dar visibilidade também.

    Reply
  3. Felipe Ranieri

    Concordo, é notável a confusão que os profissionais fazem quando iniciam em assuntos como semântica, padrão, entre outros. Acho que o “vício” nas tabelas criou um pouco disso. Mas é importante deixar claro que desenvolver corretamente não é esquecer o lado visual de uma ferramenta.

    Curti o texto.

    Abraços!

    Reply
  4. Raphael

    Olá Thalis,

    Também concondo com seu ponto de vista, e ressalto que o desing focado nas necessidades do cliente é importantissímo, ou seja o menos significa mais…

    Abraços =)

    Reply
  5. Roberto Machado

    Concordo com você Thalis, a soma de uma estrutura semântica e design é o ideal, mas que é difífil de conseguir é. Estou aprendendo as duas coisas e meu maior entrave é que semântica parece ser interpretativa. Na verdade não é porque trata-se de lógica, mas que cada uma tem uma aplicação diferente e as vezes bizarra para determinados códigos, ah isso tem. Eu gosto da forma como o Maujor conduz essas questões. Ele usa lógica e seu testa de ferro é a documentação do W3C. Abraço do Beto.

    Reply
  6. ricardo

    Parabéns pelo blog. Muito util. sobre este topico, eu acho que semantica nao só é importante como é ela que vai possibilitar que futuros sites sejam multi-plataformas.

    Reply

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>