Aviso do Orkut РSeguran̤a ou Educa̤̣o?


alerta_orkut

Orkut toma providências e exibe mensagem de alerta sobre links desconhecidos. Mas, eis que surge a questão: para a segurança ou para educação? Educação.

Ao navegar pelos blogs, percebo que a maioria dos outores, gostam de discutir a segurança do Orkut, sempre tocando no assunto da vulnerabilidade do sistema. Mas, o que não entendem realmente, é que, a falha não está no Orkut, e sim na “pecinha” humana.

O que eu quero dizer, é que, o problema não é de segurança do Orkut e sim da ignorancia da grande maioria dos usuários – [você está fora, né?]. Enquanto as pessoas continuarem pensando que somente os desenvolvedores tem o dever de cuidar da segurança, cada vez mais, aparecerão os “espertos” para vandalizar na internet, desenvolvendo softwares espiões [os famosos SpyWares e AdWares]. Não se trata da vulnerabilidade do sistema, mas da vulnerabilidade da inteligência humana. Veja um trecho, retirado do UnderGoogle, que fala do assunto:

“A página de recados do orkut ganhou um aviso que alerta aos usuários sobre possíveis scraps com conteúdo malicioso. A alteração reflete o número crescente de problemas de segurança pelos quais o serviço tem passado“. Ou seja, estão pensando errado…

Com esta mensagem de alerta, o Orkut nada muda. A iniciativa é de, um pouquinho de educação para os leigos; soft users. Por isso eu digo: a culpa é nossa! Quer dizer, tô fora disso… [rs] A culpa é dos outros, porque eu não sou ignorante o bastante, de pelo menos desconhecer as extensões de arquivos e a periculosidade de cada um deles.

Se alguém aparecer no meu Scrapbook e postar um link que execute um .exe, eu não serei ignorante para clicar. E você?

Tema Portal WordPress - PortalPress


Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>