Web analytics, arquitetura de informação e usabilidade


Missão, objetivos e audiência

Todo o trabalho de criação de qualquer site de uma empresa deveria partir destes três pontos chaves. Em suma, teríamos a informação dos motivos da criação deste site, quais as metas que prendemos alcançar e para quem o estamos criando.

Com estas informações temos as condições de entender quais os processos que iremos criar para que os nossos clientes acessem todo o material que necessitam e também de identificar os pontos de conversão de um visitante para um cliente. Estas informações são levadas em conta deste o processo de implementação de um serviço de web analytics até a análise dos dados levantados.

Estrutura de URLs (Uniform Resource Locator)

Este é um ponto muito importante quando vamos mensurar se os objetivos do site estão sendo cumpridos. O motivo é que os relatórios proporcionados pelos diversos sistemas de web analytics nos mostram as URLs das páginas que foram visitadas.

Sabemos que muitas vezes estas são criadas a partir de um CMS (Content Management System) existente no mercado, como WordPress, Joomla, Lumis, Drupal, entre outros.

Para isso foram criadas algumas boas práticas que auxiliam e muito a análise destas informações:

  1. Criar nomes que sejam de fácil identificação;
  2. Manter consistência na nomenclatura;
  3. Procurar descrever com frases curtas o assunto daquela página;
  4. Não modificar a toda hora a convenção que você escolheu;
  5. Procurar criar grupos de conteúdos para que a análise possa ser feita a partir de um nível macro.

Análises

Lembrando que, depois de construído o site, podemos através das métricas entender o que mais chama a atenção de nossos visitantes, através da análise das páginas vistas (quantidade de page views, visitas e visitantes nesta página), da análise de funil (onde estamos perdendo nossos visitantes no processo de conversão), de análises de padrões de uso, da efetividade do site e, através da análise de caminhos, se o site é de fácil uso e se eles não estão se perdendo na procura de informações.

Outra análise que deve ser realizada é a das palavras-chave pesquisadas, sejam elas vindas de mecanismos de busca ou do próprio sistema de pesquisa do site. Estas informações nos auxiliam a melhorar nosso trabalho de SEM (SEO+PPC) e também posicionar os conteúdos mais relevantes e rever os processos de navegação criados.

Novas ideias

Um website é, ou deveria ser, um processo em evolução constante. Para isso é necessário não somente localizar os pontos de melhoria, mas passar para uma outra fase que é a de criar processos de testes e avaliações. Isto é feito através de testes A/B, testes multivariáveis, pesquisas diretamente com os clientes e pesquisas de usabilidade para que novas ideias possam ser testadas. Com isso podemos melhorar sempre a experiência dos nossos clientes e alinhar a estratégia da empresa com o que é feito no site.

Como este processo irá se basear nas análises de atitudes e comportamentos dos nossos visitantes e na análise dos impactos destas modificações nos objetivos traçados para o site, é importante que aconteça um trabalho em conjunto entre os profissionais de web analytics, de usabilidade e de arquitetura de informação.

Fonte: Webinsider

Tema Portal WordPress - PortalPress


Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>